Como criar um orçamento em 5 etapas

Tempo de leitura: 4 minutos

Como regra geral, não somos ensinados a evitar gastar mais do que ganhamos, na verdade aprendemos a trabalhar para pagar nossas contas e, se nos deparamos com um salário x a tendência é imaginar que podemos gastar até x valor. Não é mesmo? Errado! Então, como mais fácil é falar do que fazer, é ai que entra um orçamento. Mas criar um orçamento que você realmente cumprirá pode ser um desafio. Então, aqui está o que fazer para aliviar as dores de cabeça e frustrações.

Antes de você começar

Para criar um orçamento que funcione, você precisará aceitar em que momento financeiro você está para não ser derrotado antes de começar. Isso significa criar um plano realista segundo a sua realidade financeira e comprometer-se a superá-lo, mesmo nessas semanas e meses difíceis.

Se no momento da criação do seu orçamento você descobre que tem contas a pagar além do seu ganho financeiro. Nesse caso, você precisará encontrar maneiras de complementar sua renda e, possivelmente, poderá rever a possibilidade de uma renda extra.

O que exatamente é um orçamento?

Um orçamento é um plano que ajuda você determinar e controlar os gastos. Se suas despesas são muito altas ou se você quer investir mais, reveja seu orçamentopessoal e identifique onde você pode cortar gastos. Quanto mais simples e realista for seu orçamento, maior será a chance de você controlá-lo.

Etapa 1: Reunir algumas informações financeiras

Agora que você adotou a mentalidade correta sobre orçamentos, planos de gastos e adquiriu uma compreensão de seu propósito real, é hora de construir a sua própria. Mas antes de começar a preencher uma planilha Excel complexa, convém obter uma lista detalhada de suas receitas e despesas seja no seu caderno, no bloco de notas do seu celular ou até numa planilha criada por você no seu computador.

Etapa 2: selecione um método de orçamento

Para descobrir de que forma realizar um orçamento correto para seu dinheiro você precisa ter claras quais são suas metas para que possa criar um orçamento que atenda suas necessidades. Não se trata de uma receita pronta, suas necessidades podem variar com o tempo.

Existem alguns métodos como o 70:20:10 ou o 50:30:20, mas tudo depende do que você quer realizar.

O método 70:20:10 sugere que você utilize de salário da seguinte forma 70% de sua receita a despesas essências, 20% a reservas de emergências e os 10% para desejos.

Já o método 50:30:20, 50% vai para despesas essenciais, 30% para desejos e 20% para reservas de emergias.

Por exemplo, 70:20:10 pode funcionar para alguém com um fundo de emergência saudável e uma dívida mínima. Por outro lado, um indivíduo com uma boa quantidade de renda disponível, mas com um grande volume de dívidas, provavelmente poderia se beneficiar mais do método 50:30:20.

Etapa 3: crie seu orçamento

Execute os números

Em seguida, registre todas as suas despesas e receitas para ver onde você está. Como mencionado anteriormente, se suas despesas excederem muito sua renda, o primeiro passo é reduzir esse total a uma quantia que enquadre seus gastos e que você possa viver esta nova realidade financeira.

Depois de resolver o problema, você estará pronto para criar seu orçamento.

Etapa 4: execute seu plano

Execute seu plano, comece com um caderno ou caneta e papel e coloque todos os seus gastos e despesas. Você também pode utilizar uma planilha e trabalhar seu orçamento a partir daí.

Execute seu plano, comece com um caderno ou caneta e papel e coloque todos os seus gastos e despesas. Você também pode utilizar uma planilha e trabalhar seu orçamento a partir daí.

Mas se você está sempre em movimento e prefere administrar seu dinheiro ao toque de um dedo, uma ferramenta ou aplicativo de orçamento on-line pode ser mais ideal. Existem também vários aplicativos que você pode baixar no seu celular e fazer seu orçamento de onde estiver. 

Passo 5: Recompense-se

Você trabalhou durante todo o mês para seguir seu orçamento. Então, por que não recompensar a si mesmo? Isso significa que com as finanças organizadas e seu dinheiro carimbado para suas despesas, que tal se permitir se recompensar e planejar uma porcentagem para que você possa comprar alguma coisa que você queira?