Porque que algumas pessoas aprendem a controlar as suas finanças e outras não?

Tempo de leitura: 2 minutos

Educação financeira tem sido cada vez um assunto importante e que deveria ser de extrema prioridade no Brasil, segundo o site agenciabrasil.ebc.com.br, O percentual de famílias com dívidas (com atraso ou não) no país subiu de 59,8% em dezembro de 2018 para 60,1% em janeiro deste ano. A parcela de inadimplentes, ou seja, aqueles com dívidas ou contas em atraso, também cresceu no período: de 22,8% para 22,9%.

Vivemos num pais altamente consumista e diante de consumos tão exagerados as pessoas procuram comprar além de sua capacidade financeira.

Por sua vez existem muitas financeiras com soluções rápidas e caras que levam as pessoas a comprometerem ainda mais sua capacidade financeira. Quando não se sabe como solucionar os problemas qualquer opção que bate primeiro a porta tendem a fazer com que as pessoas a executem. Esta é uma fragilidade que acontece com a falta de conhecimento sobre finanças que ocorre na maioria dos casos.

Metade dos brasileiros não fazem controle do orçamento, se você não sabe sua real situação financeiro aquela compra pequenininha não agredirá tanto o orçamento, não é mesmo? Isso faz com que gere ainda mais dificuldade na hora de fechar o orçamento mensal que acaba comprometendo todo o resto, gerando um possível endividamento.

É preciso deixar claro que para o consumo almejado que tanto desejamos ter não acontece se as finanças não passar a ser um assunto de relevância e importância no nosso dia a dia. Se tivermos essa organização, teremos sempre o dinheiro sem dor de cabaça, preocupação e dependência na hora de pagar as contas.

E então, como controlar suas finanças?

Primeiramente você precisa definir quais metas e objetivos você pretende alcançar tendo suas finanças organizadas.

Tenha claro que as finanças equilibradas te dará mais possibilidades de consumo e a capacidade de realizar seus sonhos.

Tenha em mente que antes de comprar vem o planejamento para definir até quanto você pode investir naquele desejo de comprar.

Antes de comprar pergunte-se. Eu realmente preciso disso? Posso esperar um pouco? Tenho algo em casa que possa suprir essa necessidade? Após esses questionamentos vá para casa e decida no outro dia se realmente aquele é o momento certo daquela aquisição.

Saiba que para comprar é preciso ter o planejamento, logo o dinheiro daquela compra precisa estar na sua carteira, cartão de credito não é seu dinheiro e para utiliza-lo requer alguns fatores.

Aprenda a viver a baixo do que você ganha, se seu salário é R$ 2.000,00 você não deve gastar R$ 2.000,00, tenha uma despesa mensal a baixo do que você ganha e invista seu dinheiro para eventuais emergências que possam surgir.

Organização financeira é uma questão de escolha, não esqueça que o final que você tanto sonha depende dos meios que você escolhe.

Uma vida financeira organizada nada mais é que a independência financeira que você tanto deseja e que ela se aproxima de você sempre que você usa o dinheiro de forma responsável e consciente.